Restauração de piso de concreto

Home / Home / Obras / Restauração de piso de concreto

A ocorrência de certas patologias em pavimentos de concreto é comum com o passar do tempo, não apenas por conta de seu desgaste natural, mas principalmente em decorrência de esforços intensos exercidos em sua superfície que afetam o comportamento do substrato, sendo necessários os serviços de uma empresa especializada em restauração de piso de concreto.

O surgimento de rachaduras, desplacamento, esborcinamento, desgaste superficial, são alguns dos problemas que são facilmente diagnosticados, que podem ter como prováveis causas a movimentação natural das placas devido à retração do concreto ou pela transferência de cargas entre elas, sendo necessário executar a restauração de piso de concreto.

Entretanto, essas patologias também podem ser causadas por falhas na construção, uso de materiais com qualidade duvidosa, exposição excessiva a agentes externos, ataques químicos, entre outros, que dependendo da origem, exigem diferentes técnicas de restauração de piso de concreto.

Técnicas de restauração de piso de concreto

O primeiro passo para a restauração de piso de concreto é identificar a origem do problema, pois somente a partir de um diagnóstico correto é possível definir a solução mais adequada a ser empregada no reparo do pavimento.

Desgaste superficial: Caracteriza-se pelo desprendimento do cimento e grãos de areia na superfície, causados pela baixa resistência à abrasão do piso.

Neste caso, o tratamento mais comum é a aplicação de um endurecedor químico feita após a limpeza do local com escovas abrasivas, para em seguida  aplicar novamente o produto e garantir a total eliminação da porosidade superficial.

Delaminação: É o desplacamento da camada superficial do acabamento, cuja causa mais provável seja o selamento prematuro da superfície, antes de ocorrer a cura adequada do concreto, provocando a retenção de água sob a camada impermeável.

O reparo pode ser feito através de um recorte geométrico regular na área danificada, e regularizar a superfície na espessura adequada para a aplicação de argamassas poliméricas, sendo recomendável as epoxídicas para espessuras de 3 a 6 mm. Para espessuras mais elevadas, é recomendável o uso de argamassas cimentícias, modificadas com polímeros.

Trincas e fissuras: São provocados principalmente por deficiências diversas que afetam o comportamento da base, ou pela movimentação das placas por meio das placas.

O tratamento indicado para esta patologia é recortar a área a ser recuperada e preencher com argamassa epóxi de alta resistência.

Depois é preciso refazer os cortes nos alinhamentos das juntas. O vão central deve ser preenchido com selante de poliuretano ou epóxi semirrígido.

Existem ainda uma série de outras deficiências que demandam a restauração de piso de concreto, como ataques químicos, exposição a temperaturas extremas, entre outras, em que o pavimento é tratado com a aplicação de revestimentos especialmente desenvolvidos para estas finalidades.

É recomendado que os serviços de restauração de piso de concreto sejam executados por uma empresa especializada, com capacidade técnica comprovada no tratamento de danos estéticos e estruturais, para que o pavimento volte a ter boas condições de uso e aparente ser novo, tornando-se novamente seguro e evite causar maiores prejuízos.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Restauração de piso de concreto

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.