Execução junta dilatação piso concreto

Home / Home / Obras / Execução junta dilatação piso concreto

Um procedimento de extrema importância para prevenir o surgimento de trincas e fissuras é a execução junta dilatação piso concreto.

Devido à dilatação do concreto no calor e a contração no frio, os pavimentos precisam de espaçamento entre as placas para que elas trabalhem independentes e os efeitos da expansão ou retração térmica sejam minimizados.

Nesse sentido, a execução junta dilatação piso concreto surgiu como uma solução eficiente para permitir o deslocamento no plano do piso e na transferência de esforços entre as placas contíguas.

Em pisos industriais, existe um risco ainda maior de desplacamento, rachaduras e outras patologias, devido aos esforços exercidos em sua superfície, causados principalmente pela circulação de veículos, carregamentos pesados, impactos de máquinas, exposição à temperaturas extremas e diversos fatores externos causadores de danos, que podem ser controlados com a correta execução junta dilatação piso concreto.

Execução junta dilatação piso concreto

As juntas são elementos fundamentais para o bom funcionamento estrutural do pavimento e são responsáveis pela parcela mais expressiva dos custos de manutenção, sendo necessário fazer um dimensionamento bastante criterioso para a execução junta dilatação piso concreto adequada, com o objetivo de reduzir ao máximo sua quantidade e melhorar sua qualidade.

Geralmente, recomenda-se a execução junta dilatação piso concreto no encontro do pavimento com elementos estruturais, como pilares, paredes ou junto à base de máquinas, fazendo com que o pavimento trabalhe de forma desvinculada das partes fixas da estrutura.

O procedimento é realizado através de cortes no pavimento com serra diamantada, conforme especificações de espaçamento detalhadas em projeto, que são preenchidas posteriormente com placas de poliestireno expandido ou outro tipo de selante. A flexibilidade do material empregado na junta garantirá a movimentação das placas, o que permite um controle maior das fissuras.

Alguns cuidados são fundamentais na execução junta dilatação piso concreto, para evitar que possam surgir problemas futuramente. Deve-se limpar a junta, removendo todo pó e resíduo de sua cavidade, secá-la bem, sendo recomendável o uso de uma escova metálica para lixar a lateral de suas paredes, para remover material sobressalente.

Em seguida, é feita a aplicação do selante que irá preencher o espaçamento entre as placas, finalizando o processo de execução da junta. O acabamento deve ser feito de maneira limpa, sem deixar que o material seja aplicado em excesso, evitando sujar o piso.

Após a secagem do selante, o piso terá uma aparência monolítica, e estará protegido contra infiltrações de água.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Execução junta dilatação piso concreto

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.