Piso industrial

Home / Home / Obras / Piso industrial

DO PROJETO À EXECUÇÃO DO PISO INDUSTRIAL

Desde a concepção inicial até a etapa final da instalação do piso industrial, há uma série de particularidades e variáveis a serem consideradas na elaboração do projeto e durante a sua execução, para que o pavimento apresente o resultado desejado.

Considerando que cada piso industrial tem diferentes finalidades de uso, o profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto deve analisar atentamente todas as condições e detalhar minuciosamente todas as etapas a serem executadas no processo construtivo.

Uma dica comum de engenheiros especializados deste segmento, é que o piso industrial seja pensado como um sistema que trabalhe de forma integrada, para que sejam adotadas as melhores soluções de acordo com os critérios exigidos para sua funcionalidade, durabilidade e baixo custo de manutenção.

É altamente recomendável que a empreiteira contratada para a execução do projeto do piso industrial trabalhe em conformidade com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelecidas na NBR 6118/2014, que define os requisitos básicos exigidos para construção de estruturas em concreto simples, armado e protendido.

TIPOS DE PISO INDUSTRIAL DE CONCRETO

Existe atualmente no mercado, uma grande variedade de materiais de reforço para os mais diferentes tipos de piso industrial de concreto, cada um com suas próprias vantagens para determinado tipo de pavimento.

Desde os pisos de concreto mais simples, formados por placas de pequenas dimensões com espessura suficiente para que o concreto resista às tensões causadas por carregamentos e demais atividades exercidas em sua superfície.

Para isso, o piso industrial de concreto conta com suporte de barras de transferência, que permitem transferir melhor as cargas entre as placas, dividindo até na metade o peso entre elas, enquanto que e juntas transversais previnem as trincas e fissuras provocadas pela retração do concreto.

No caso de placas de dimensões maiores, as armaduras de aço instaladas na parte superior do pavimento tem um papel fundamental para minimizar as trincas provenientes da retração do concreto, evitando assim que essa patologia atinja a superfície.

Para um piso industrial ainda mais resistente às tensões causadas pelos carregamentos, além das armaduras de aço posicionadas na parte superior, estas também são instaladas na parte inferior, para que as placas trabalhem de maneira conjunta com o concreto.

Este sistema de armaduras, tanto nas camadas superiores como nas inferiores, permite que as placas tenham espessura menor, reduzindo significativamente os gastos com o concreto.

Outras opções para reforço estrutural dos pisos podem ser obtidas através da adição de fibras e telas metálicas, ou de fibras sintéticas, muito utilizadas em pavimentos com placas de grandes dimensões, ou em pisos sem juntas, também conhecidos como jointless.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Piso industrial

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.