Juntas de dilatação em pisos de concreto armado

Home / Home / Obras / Juntas de dilatação em pisos de concreto armado

Quando se fala em juntas de dilatação em pisos de concreto armado, é importante se conhecer um pouco sobre a composição do concreto armado e sua vasta utilização na construção civil.

O concreto armado é produzido através da junção do concreto usinado com estruturas de metais em seu interior. Por este motivo tem a denominação de ‘armado’. Essa combinação dos dois materiais tem o objetivo de proporcionar segurança à construção, por conta de sua alta resistência à tração e compressão.

O concreto armado é muito utilizado em lajes, vigas, pilares e fundações, sendo muito comum o seu uso em pisos industriais, em que se exige um bom desempenho em relação aos esforços exercidos em sua superfície, em razão de sua resistência e durabilidade.

No entanto, mesmo com essa característica reforçada, é preciso ter um cuidado adicional para se prevenir que ocorram danos estruturais, através da introdução de juntas de dilatação em pisos de concreto armado, seguindo algumas orientações importantes, conforme especificações do projeto.

Juntas de dilatação em pisos de concreto armado

Um elemento importante do projeto estrutural são as juntas de dilatação em pisos de concreto armado, que têm a função de minimizar o risco de trincas e fissuras causadas pela ação dos carregamentos em sua superfície e pelas forças da natureza, garantindo melhor desempenho e maior durabilidade do piso.

As fissuras ocorrem principalmente por conta da retração, provocada por variações de temperatura, que gradualmente produzem deformações no pavimento. Essas dilatações térmicas são tratadas através da introdução de juntas de dilatação em pisos de concreto armado, cujo papel principal é melhorar a acomodação do piso, e desta forma prevenir que a variação de volume do concreto cause danos estruturais.

A finalidade de se colocar as juntas de dilatação em pisos de concreto armado é criar uma separação entre o os blocos independentes e outras partes da estrutura, como vigas e pilares, obedecendo ao espaçamento previsto no projeto, de acordo com os cálculos de dimensionamento feitos pelo projetista.

É recomendado que estruturas de concreto com mais de 35 metros de extensão tenham juntas de dilatação. As aplicações das juntas de dilatação em pisos de concreto armado abrangem as mais variadas edificações, como estacionamentos, galpões industriais, pistas de aeroportos, depósito, hipermercados, entre outros.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Juntas de dilatação em pisos de concreto armado

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.