Junta de dilatação piso concreto

Home / Home / Obras / Junta de dilatação piso concreto

Um elemento construtivo essencial para o bom funcionamento estrutural do piso são as juntas. Elas são responsáveis por minimizar os efeitos das retrações e dilatações do concreto, assim como as tensões provocadas pelos carregamentos, variações térmicas ou higrométricas, e empenamento das placas.

Na prática, a junta de dilatação piso concreto permite a transferência de carga entre as placas contíguas, reduzindo sensivelmente a ocorrência de fissurações.

Entretanto, é na junta de dilatação piso concreto que as principais patologias estruturais se manifestam, sendo ela responsável pela maior parte dos custos com manutenções realizadas periodicamente no pavimento, fato que vem preocupando os profissionais da área.

Em função disso, há uma forte tendência de cada vez mais se reduzir a quantidade e melhorar a qualidade das juntas. Diante desta necessidade, cabe ao calculista fazer um dimensionamento criterioso, para que a junta de dilatação piso concreto seja executada de maneira segura e econômica.

Tipos de juntas

Existem três tipos de juntas que normalmente são empregadas em pavimentos industriais: As juntas serradas (JS), juntas de construção (JC) e as juntas de encontro (JE).

As juntas serradas são feitas por meio de cortes transversais de retração com serras diamantadas, algumas horas após a pega do concreto, aproximadamente dez horas após o lançamento, podendo haver variações de acordo com a temperatura, tipo de cimento, e outros fatores externos.

Já as juntas de construção são oriundas das formas utilizadas no processo construtivo do pavimento, podendo possuir encaixes do tipo macho e fêmea ou utilizarem barras de transferência, que são mais empregadas, por sua maior capacidade de transferência de carga.

As juntas de expansão, também denominadas juntas de encontro, são fundamentais para isolar o piso de outras estruturas, como vigas, baldrames, blocos de concreto, bases de máquinas e outros elementos estruturais, permitindo que o piso trabalhe independente das outras partes fixas da estrutura.

junta de dilatação piso concreto é empregada com menor frequência, por conta de cada junta serrada e de construção trabalharem como pequenas juntas de dilatação, permitindo a perfeita acomodação do concreto diante das variações térmicas ao longo de sua utilização.

Desta forma, a junta de dilatação piso concreto, também conhecida como junta de expansão, não é usualmente utilizada em pavimentos industriais, sendo a sua aplicação recomendada apenas em casos especiais, principalmente quando há mudança de direção de tráfego, comum em docas de recebimento de cargas.

Empresa especializada em junta de dilatação piso concreto

Com experiência de mais de dez anos no segmento de pisos industriais, a CT Guedes é uma empresa especializada na execução de junta de dilatação piso concreto, que tem uma equipe de profissionais qualificados e experientes, com conhecimento técnico e equipamentos adequados para garantir o alto nível de seus serviços.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Junta de dilatação piso concreto

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.