Pavimento de concreto rígido

Home / Home / Obras / Pavimento de concreto rígido

Por oferecer uma durabilidade muito superior aos pavimentos flexíveis, o emprego do pavimento de concreto rígido tem se ampliado exponencialmente, tendo sua aplicação se difundido para as mais variadas obras da construção civil.

Uma das principais vantagens do pavimento de concreto rígido é a sua resistência, que proporciona uma vida útil de aproximadamente 30 anos, necessitando de intervenções mínimas para sua manutenção, o que representa uma sensível redução de gastos em comparação aos pavimentos flexíveis, que são projetados para durar cerca de dez anos.

Por apresentar baixo índice de manutenção, o valor do investimento inicial para a execução do pavimento de concreto rígido acaba sendo diluído em curto ou médio prazo, além de evitar prejuízos decorrentes de sua interdição temporária para realizar reparos ou outras intervenções mais complexas.

Características do pavimento de concreto rígido

pavimento de concreto rígido é concebido para ter uma vida útil mais longa, já que a sua finalidade de uso requer maior resistência e alto desempenho para suportar as tensões e os carregamentos intensos a que é submetido.

Para entender melhor como atua o pavimento de concreto rígido, conheça alguns detalhes de sua constituição:

Espessura

Por permitir a distribuição de cargas em uma área mais ampla, o pavimento de concreto rígido apresenta uma espessura relativamente maior em relação aos pavimentos flexíveis.

Planicidade

Os pavimentos rígidos precisam ter um alto nível de planicidade, com desvios mínimos medidos em mm/km. Eventuais irregularidades são corrigidas através do desgaste com pontas diamantadas.

Junta longitudinal

Aproximadamente 24 horas após a concretagem, são cortadas as juntas com profundidade de 1/3 da espessura do revestimento, com a finalidade de prevenir o trincamento provocado pela movimentação térmica do concreto.

Junta transversal

São cortes feitos transversalmente no pavimento de concreto rígido, para minimizar os efeitos da retração provocadas no concreto pela variação térmica.

Textura superficial

Texturização feita para evitar a aquaplanagem, melhorar a aderência ou reduzir ruídos de rodagem. Os tipos mais comuns de texturas são as varridas, raspadas, agregado exposto e concreto endurecido.

Barras de transferência

São utilizadas para fazer a ligação transversal entre as placas do pavimento de concreto, permitindo a transferência de cargas entre elas.

Barras de ligação

São barras de aço lisas colocadas nas juntas longitudinais durante a concretagem, para unir as faixas do pavimento.

Base e subleito

Para promover a melhor acomodação do pavimento em terrenos irregulares, as bases são preparadas com camadas com brita que dão maior estabilidade ao solo e auxiliam no processo de dispersão de água.

Entre em contato pelo telefone

(11) 2619-6175

Para saber mais sobre Pavimento de concreto rígido

Ligue para (11) 2619-6175 ou clique aqui e entre em contato por email.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

A CT Guedes atua em todo o estado de São Paulo, desde a capital, interior e baixada santista. Para outros estados, entre em contato pelo formulário abaixo e retornaremos com mais informações.